quinta-feira, 10 de junho de 2010

Seminário discute espaço de poder e decisão para mulheres


Aconteceu hoje, 9, na sede da OAB do Pará, o seminário “Mais Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão”, promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e apoio da OAB do Pará e a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Pará.
Cerca de 100 mulheres, entre representantes de entidades, ONGs e movimentos sociais participaram do Seminário em Belém, que é uma continuidade de uma série de ações já promovidas em outros estados, como Rio de Janeiro, Recife, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, entre outros.

O presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos, participou da abertura do evento. Segundo ele, a OAB-PA está empenhada pela causa e luta para garantir os direitos da Mulher, cobrando da justiça um tratamento especial a elas. “Acreditamos que devem existir varas e delegacias especializadas para tratar dos assuntos voltados à mulher. Acreditamos que o judiciário deve atender a demanda da sociedade e criar promotorias e braços na Defensoria Publica que também atendam à mulher”, ressalta.
Pela manhã, o principal tema debatido foi a “A participação da Mulher e a Democracia”, ministrada pela representante da Secretaria Especial da Política para as Mulheres (SPM), Stefane Natália Ribeiro e Silva.
Segundo Stefane, uma das atividades da Secretaria é facilitar as ações. “Além de buscarmos a participação da Mulher levando a informação até ela, nós facilitamos locais para reuniões, ajudamos a organizar atas e também damos apoio na busca de financiamentos, dessa forma levando seminários como este, para vários locais”, explica.

Em seminário também foram apresentados ações para atuação do Fórum Nacional de Instância de Mulheres de Partidos Políticos, que reúne representantes de instâncias e mulheres de 16 partidos políticos, apoiando e possibilitando igualdade para as mulheres no pleito eleitoral.
O Seminário contou com a participação da Coordenadora de Promoção dos Direitos da Mulher, Márcia Andréia Jorge e da coordenadora do Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade (MMCC), Elizete Veiga Maia.
Ao final do encontro as participantes foram presenteadas com a cartilha contendo informações sobre a Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Mulher – CPDM, II Plano Nacional de Políticas para Mulheres e a Lei nº 11.340, de 07108/2006 Maria da Penha. Outras informações sobre a “Mais Mulheres no Poder Plataformas 2010” e os Direitos da Mulher, acesse o site http://www.maismulhernobrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário