sexta-feira, 28 de maio de 2010

PMDB rompe com PT e disputa governo


O PMDB decidiu, ontem, após reunião da bancada estadual com a direção regional do partido, lançar candidatura própria ao governo do Estado nas eleições de outubro. E o escolhido para a disputa foi o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos juvenil. O PMDB também definiu o nome do deputado Jader Barbalho para o Senado Federal. As vagas de vice-governador e para o Senado (são duas vagas em disputa) ficarão para livre indicação de partidos que possam vir a coligar com o PMDB.
Foi uma reviravolta: todos apostavam que o PMDB aceitaria a proposta apresentada pelo PT, que ofereceu a vaga de vice-governador, a vaga ao Senado, a presidência da Assembleia Legislativa, 30% dos cargos no governo e financiamento de campanha para que o PMDB apoiasse a reeleição da governadora Ana Júlia Carepa (PT). Na semana passada, 45 prefeitos do PMDB, reunidos em Belém, manifestaram-se a favor de candidatura própria. Durante os debates de ontem, o líder do PMDB da Assembleia, Parsifal Pontes, e a deputada Simone Morgado posicionaram-se contra a aliança com o PT. Os deputados delegaram ao presidente regional do partido e ao presidente do diretório municipal de Belém, José Priante, a tarefa de buscar novas alianças para reforçar a chapa do PMDB. O PTB, do prefeito de Belém Duciomar Costa; o PR, do vice-prefeito Annivaldo Valle, e o DEM, da ex-vice-governadora Valéria Pires Franco, são os aliados preferenciais do PMDB.
Ao optar pela candidatura própria ao governo, o PMDB deve abrir mãos dos cargos que ainda ocupa na administração estadual. O partido já havia sido excluído pela governadora Ana Júlia do comando das secretarias de Saúde e de Obras, da Adepará, da Paratur e do Hospital Ophir Loyola, mas ainda mantém o comando da Cosanpa, do Detran, da Cohab, do Hemopa, da Junta Comercial do Pará e de pelo menos 300 cargos de assessor especial na Governadoria do Estado, que agora deverão ser redistribuídos entre os partidos da base aliada da governadora Ana Júlia.
PREFEITOS
O deputado Domingos Juveni disse que o que pesou mais para a decisão do partido foi o desejo das bases, que aspiravam por uma candidatura própria. "A decisão abre uma terceira via no cenário das eleições para o governo do Estado e agora vamos partir para as negociações e alianças para preencher os cargos disponíveis", disse Juvenil. A decisão do PMDB encerra uma série de conversas com o governo do Estado para se reeditar a aliança que elegeu a governadora Ana Júlia Carepa em 2006.
As negociações a que se refere o deputado vão definir o cargo a vice e a segunda vaga ao Senado. Para a outra vaga, a indicação é o deputado Jáder Barbalho. Entre as possíveis alianças, Juvenil amplia o leque com partidos como PDT, PPS e PSB. "Vamos construir uma chapa ouvindo os representantes desses partidos e de outros que queiram compor conosco", disse.
Juvenil ressalta que o relacionamento com o PT estava muito desgastado, apesar de o partido não ter se retirado totalmente do governo, porque ainda havia a possibilidade de aliança com o PT, mas agora os cargos serão entregues à governadora Ana Júlia Carepa.

Ronaldo Brasiliense e da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário