quinta-feira, 17 de junho de 2010

Faepa faz lançamento do ‘Boi na Bolsa’


O 33º Encontro Ruralista realizado pela Federação de Agricultura do Estado do Pará (Faepa) será encerrado hoje e recebe as palestras da superintendência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Aníbal Picanço. Ele falará a respeito da necessidade de um licenciamento ambiental mais simplificado. Ocorre ainda o lançamento regional do projeto "Boi na Bolsa". A reunião entre representantes e sindicalistas do agronegócio se propõe a discutir e avaliar as questões que hoje se mostram mais urgentes nos empreendimentos rurais. Entre elas, estão a sustentabilidade, tecnologia e segurança nas transações financeiras que envolvem o rebanho bovino. A Faepa estima que existem cerca de 350 mil propriedades rurais no Pará.
O presidente da federação, Carlos Xavier, elege as questões ambientais e informatização da produção rural como os principais tópicos debatidos no encontro deste ano. "É importante que se tenha este momento de reflexão, considerando a realidade do Pará. Desejamos continuar a produzir sempre tendo em vista os valores sustentáveis, mostrando para sociedade a importância do nosso trabalho, que é a responsabilidade pela produção de alimentos", diz Carlos Xavier.
Ele afirmou ainda que se opõe veementemente à campanha "Carne legal", lançada início do mês pelo Ministério Público Federal (MPF). O material publicitário divulgado na mídia e na internet vem causando polêmica na bancada ruralista da Câmara Federal. Os parlamentares chegaram a comunicar que repudiavam a ação. "A campanha foi realmente inoportuna. Já existem trabalhos na esfera pública no sentido de coibir a mão de obra escrava e o desmatamento ilegal, então não havia necessidade de tachar os produtores rurais como marginais na sua totalidade", analisa o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário